quinta-feira, 3 de junho de 2010

PATRULHA MIRIM RECEBE FARDAMENTO


Patrulha Mirim recebe fardamento em Ponta Porã

Patrulheiros desenvolvem diversas atividades em favor do exercício da cidadania

Eder Rubens
A Patrulha Mirim de Ponta Porã, que foi fundada em 28 de Maio de 2006 e conta com 64 patrulheiros entre 14 e 18 anos de idade, recebeu nesta terça-feira, todo fardamento que será utilizado pela tropa durante a prática de suas atividades.

Conforme informou Ademir Coelho Palermo, Coronel e Presidente da Patrulha Mirim em Ponta Porã, a primeira turma de patrulheiros deve se formar no mês de Junho deste ano, após cinco meses de curso intensificado.
“Esta primeira corporação vem passando por uma série de aulas educativas em diferentes áreas, que estarão permitindo ao patrulheiro a execução de tarefas, que vai contribuir para sua formação sócio-cultural” frisou Palermo.

Durante a formação, os patrulheiros recebem aulas de cidadania, noções bancárias; abertura de conta corrente, débito, depósitos, caixa e crédito, noções de direito, reforço escolar, religião, ordem unida semi-militar, educação física, relações humanas e aulas de espanhol.

A nova farda de cor marrom, foi entregue aos patrulheiros logo pela manhã, após uma ampla cerimônia na sede da Patrulha Mirim em Ponta Porã. Em seguida todos os 64 patrulheiros foram para Avenida Brasil (centro), para realizar uma ampla atividade educativa, com a distribuição de panfletos ilustrativos que abordavam temas como: Cuidados com a Saúde; Aids, Dengue, Tuberculose e Hanseníase e prevenção ao acidentes de trânsito, com materiais didáticos elaborados pelo Detran/MS e o Ministério da Saúde.

“Os nossos patrulheiros estarão atuando de forma efetiva junto ás empresas privadas, instituições públicas e clubes de serviços. Desta forma todos estarão em contato direto, com os direitos e deveres do cidadão, preparando os patrulheiros para o competitivo mercado de trabalho” explicou Coronel Palermo.

O jovem Rodrigo Ledesma, de 16 anos, pertence a primeira turma dos patrulheiros mirins e considera a instituição fundamental para a sua formação profissional. “Espero passar em todas as etapas, desta forma estarei apto a ingressar no mercado de trabalho, quando vencer o meu prazo na Patrulha Mirim”.

O Coronel Ademir Palermo, destacou a participação de diversas instituições e empresas voluntárias, que permitem a execução de cursos, aulas e palestras para formação dos patrulheiros.

“A colaboração destas instituições é importante, para a consolidação da Patrulha Mirim e o futuros destes jovens.Esperamos iniciar uma nova turma ainda neste ano e contamos com o apoio de toda sociedade” concluiu.

A próxima fase dos patrulheiros será o estágio de 15 dias, nas empresas privadas de Ponta Porã. Os 64 patrulheiros mirins deverão ingressar nas empresas ou instituições públicas para exercer funções nos variados setores.